JuLinares.com

View Original

Como Solucionar a Ansiedade de Separação do Seu cão Quando a Quarentena Passar?

Nesse tempo de confinamento eu, você e milhares de pessoas estão adorando passar mais tempo com os nossos cães e outros animais de estimação.  

Se não fosse por esses momentos de conexão e troca de amor incondicional entre nós e nossos peludos, eu posso lhe garantir que esse período de quarentena seria muito mais doloroso.

No confinamento, você provavelmente está passando a maior parte do tempo em casa. Enquanto o isolamento pode ser difícil para você, quem provavelmente está adorando ter a sua companhia, tempo integral, é o seu cão.

Se ele costumava passar o dia sozinho, com certeza deve estar muito feliz agora!  E se você está fazendo a coisa certa, que é, “ficar em casa”, provavelmente o seu pet não tenha ficado um minuto sequer sem companhia. 

Será que o seu peludo vai ter dificuldade para se readaptar a ficar sozinho quando a quarentena acabar?

Por esses e outros motivos, é importante que você comece a pensar num plano de “ação” ou melhor de “separação”, antes do final do período de isolamento.  A flexibilização das restrições de isolamento social, poderá causar extrema ansiedade de separação nesses animais, que já se habituaram a passar o dia inteiro com seus tutores.

Se o seu cão for mimado, ele poderá sofrer muito quando você voltar ao trabalho e as crianças forem pra escola.  Pois, nesse período de quarentena a dependência do seu pet com você pode ter aumentado e cães mudam o comportamento quando se sentem angustiados e estressados.

Depois desses adoráveis animais terem passado tanto tempo sendo paparicados pela sua família, ficar sozinhos logo de cara e sem um treino apropriado, pode fazer com que eles apresentem inúmeros problemas comportamentais, como: morder objetos domésticos, perturbar os vizinhos com latidos e uivos excessivos, urinar e defecar fora do lugar, ficar ansioso, deprimido, e com isso, se auto mutilar.

Então, para amenizar o sofrimento do seu peludo, eu preparei algumas dicas para ajudá-lo a preparar o seu pet para um processo de dissociação social antes do período de quarentena acabar.

7 dicas para acostumar o cachorro a ficar sozinho quando a quarentena acabar?

  1. Deixe o animal em outro cômodo por apenas alguns minutos e feche a porta.   

  2. Depois permita que ele vá até o cômodo que você está e o recompense com lascas de petisco, carinho ou alguma brincadeira que ele goste. Esse treinamento irá fazer com que ele se sinta independente a uma nova situação, sem causar desconforto.

  3. Repita esse treino várias vezes nesse período de confinamento.

  4. Prepare o ambiente antes de sair de casa. Coloque uma peça de roupa sua na caminha dele para que ele possa sentir o seu cheiro.  Deixe algum brinquedo de enriquecimento ambiental, como bolas de plástico ou garrafa pet furadas, recheadas com petiscos ou com a própria ração dele. Isso fará com que o seu cão fique entretido em alguma atividade quando você sair.  Feche as portas do ambiente que ele não está autorizado a entrar e tire coisas do alcance dele que você não quer que ele destrua.

  5. Ensaie sair de casa por alguns minutos, sem fazer alarde. Você sabia que quanto mais você mima o seu cão na hora de partir com carinhos, beijinhos, despedidas do tipo “tchau a mamãe ou o papai já vai voltar”, mais estressado e ansioso ele fica?  Acredite, esses comportamentos intensificam e dificultam muito o processo de separação para eles.

  6. Saia de casa ou do apartamento e se distancie da porta para que ele não sinta a sua presença. Observe o comportamento dele por alguns minutos.  É possível que ele comece a latir excessivamente, uivar ou arranhar a porta.  Espere 5 minutos, entre em casa novamente sem fazer muita festa e tente acalmá-lo.  Se o comportamento dele foi, ficar quietinho ou entretido com as coisas dele, o recompense imediatamente assim que conseguir acalmá-lo.  A recompensa pode ser uma lasca de petisco, carinho ou um brinquedo que ele goste, seguido pela afirmação “muito bem”!

  7. Repita esse treino de sair de casa por alguns minutos e voltar, pelo menos 2 vezes ao dia. Tente aumentar o tempo de espera fora de casa em alguns minutinhos e não se esqueça de ficar longe da porta.  Se ele se comportar bem será recompensado por isso. Se ele fizer um escândalo, apenas entre em casa, tente acalmá-lo, e em seguida, deixe-o quietinho no canto dele e vai fazer alguma outra coisa.

Eu espero que essas dicas sejam úteis pra você e pro seu cão. Tente colocá-las em prática durante o período de quarentena.  Não deixe para fazer a dissociação social apenas quando o isolamento acabar.  Prepare o seu cão enquanto vocês estiverem juntos neste período de confinamento.

Se tiver a oportunidade de colocar uma câmera para observar o seu cão enquanto estiver fora de casa, isso lhe dará um excelente feedback sobre como ele irá se comportar na sua ausência.  

Se precisar de ajuda com este processo, não perca tempo, entre em contato conosco agora!  Podemos fazer uma consultoria online, aprender sobre os seus desafios e ajudá-lo a colocar em prática este treino de dissociação social.