JuLinares.com

View Original

Aprenda a Compreender os Sons e as Vocalizações do Seu Cão

Quando o cão late, chora, grita, e uiva, ele está querendo comunicar alguma coisa.  Aprenda a compreender o significado desses sons.

O comportamento canino tem dois lados, o que todo mundo ama e o que precisa de uma maior atenção e dedicação.  Ao mesmo tempo que o cachorro é engraçado, companheiro e amoroso, ele pode ser bagunceiro, ansioso, latir muito e isso acaba resultando em reclamações dos vizinhos e estresse pra você e pra sua família.  

Os cães são ótimos comunicadores e não é muito difícil aprender a compreendê-los pelos sons que eles emitem ou pela linguagem corporal que eles demonstram o tempo todo. Saber distinguir esses sinais é fundamental para que você possa suprir suas necessidades do seu cão, solucionar os problemas de comportamento dele e fazer com que ele se desenvolva de forma tranquila, saudável e equilibrada.

Aprenda a identificar 6 sons e vocalizações comuns nos cães:

  1. Choro:  Se o seu cão estiver chorando, ele pode estar sentindo algum tipo de dor ou desconforto. Se ele chora quando for passear, pode estar se sentindo ansioso ou excitado.  Às vezes os cães também podem chorar para receber atenção.  Neste 3º caso, não reforce este comportamento. Dê atenção à ele quando parar de chorar.

  2. Grito: Se o seu cão gritar é porque provavelmente ele se machucou.  Algum cachorro pode tê-lo mordido ou alguém pode ter pisado na pata dele. Os cães também gritam quando estão ansiosos ou quando reconhecem a guia e ficam excitados para saírem de casa.  Neste último exemplo, tente acalmá-lo antes de colocar a guia nele, assim ele irá entender que só sairá de casa quando apresentar o comportamento desejado.

  3. Rosnado: É um som de alerta do cão antes de ter uma atitude agressiva.   Contudo, pode ser também um som ligado a brincadeira com outros cães ou com o seu tutor, como por exemplo, brincar de cabo de guerra.
    O rosnado de ameaça costuma ser mais profundo, dando a chance para a pessoa ou o outro animal poder se afastar.  
    Às vezes o cão rosna quando ele sonha com alguma coisa ameaçadora.  O meu cão, por exemplo, rosna quando sonha ou quando vê um cabo de vassoura.  Isso é uma indicação de que ele sofreu alguns traumas antes de ser adotado pela nossa família e se sente ameaçado.

  4. Uivo: Alguns cães uivam quando se sentem sozinhos, demonstrando certa infelicidade ou solidão. Na natureza, o uivado é usado para sinalizar a presença de um cão ou afastar predadores. É comum quando um cão começar a uivar, você ouvir outros cães da vizinhança uivarem também.

  5. Resmungo: Alguns cães resmungam quando estão perto de pessoas ou de outros cães, para mostrar que não são perigosos.  O meu cão tende a resmungar quando eu não deixo ele fazer algo que não é permitido, como por exemplo, subir no sofá. 

  6. Latido: Pode ser usado como alerta, pedido de atenção ou demonstração de excitação. A diferença desses latidos é bem perceptível, então, preste atenção quando o seu cão estiver latindo e identifique o motivo.  Alguns cães latem também para marcar território e estabelecer uma liderança perante ao seu tutor ou perante a outros cães.  Alguns cães latem para proteger os membros da família quando estão caminhando e se deparam com outros animais.

É muito importante que você comece a compreender o motivo que está por trás dos sons e vocalizações do seu cão.

Sempre que o seu cão emitir um som, preste atenção no que ele está tentando comunicar.  Isso irá ajudá-lo a satisfazer as necessidades dele, dessensibilizar alguns traumas, protegê-lo de algum perigo e corrigir padrões de comportamentos indesejados.

Se você gostou desse artigo compartilhe comigo a sua experiência ou o motivo pelo qual o seu cão emitiu um determinado som.

Se precisar de ajuda para identificar os sons e as vocalizações do seu cão, como latidos excessivos, choro ou rosnado, entre em contato conosco agora, teremos o maior prazer em orientá-lo!